logo
Keep in touch with meI'm using Intch to connect with new people. Use this link to open chat with me via Intch app
Work Background
Chief Operations Officer
Nacala LogisticsChief Operations Officer
Oct. 2021 - Dec. 2022Maputo, MoçambiqueEmpresa do Grupo Vale / Vulcan Gestão de toda a operação logística do Corredor de Nacala (ferrovia e porto) com um P&L de cerca de USD 2,250 MM Revisão do modelo operacional da operação logística do Corredor, com foco na eficiência operacional, maximizando a solução do Corredor Logístico do Norte Desenvolvimento e implementação da estratégia de crescimento para os mercados da Zâmbia e Malaui (Carga Geral) Gestão dos investimentos sociais de impacto no Corredor (912Km de extensão) Desenvolvimento e implementação da estratégia e marketing para os negócios do Corredor (Carga Geral) Principais Resultados: Alcance dos resultados operacionais de excelência, superando os principais indicadores históricos do Corredor (volume transportado e embarcado). Reorganização do modelo de negócios para uma abordagem de orientação para o cliente (Carga Geral) Reestruturação do controle de estoque, realizando melhorias simultâneas em custos e serviços, gerando ganhos significativos para a companhia. Reestruturação da Governança Corporativa, com melhorias significativas no processo de comunicação interna da organização, e com foco em eficiência operacional e produtividade Reformulação da atividade de S&OP para uma abordagem mais orientada para a geração de EBITDA Exibir menos
Chief Commercial & Marketing Officer
Nacala LogisticsChief Commercial & Marketing Officer
Jun. 2021 - Dec. 2022Maputo, MoçambiqueGestão das áreas comercial e de marketing do negócio de Carga Geral, com foco no crescimento do EBITDA Desenvolvimento da estratégia de crescimento do negócio de Carga Geral dentro do Corredor de Nacala Desenvolvimento do negócio e potencialização da solução do Corredor Logístico para países hinterland Gerenciamento da implementação da estratégia de crescimento para os mercados da Zâmbia e Malaui Principais Resultados: Alcance dos resultados operacionais de excelência, com o atingimento de recorde histórico de movimento mensal de carga. Reestruturação da tabela de preços com atualização do modelo de precificação para o Corredor. Desenvolvimento de novo modelo de negócio priorizando os principais fluxos de carga com margens rentáveis Influência na cadeia de suprimentos dos principais clientes, para aquisição de insumos prioritários Reorganização do modelo do S&OP para uma abordagem mais focada na geração de EBITDA Exibir menos
Chairman
Associação dos Produtores de Cimento de MoçambiqueChairman
Mar. 2019 - Dec. 2021Maputo, Cidade de Maputo, MoçambiqueGestão de todas as atividades relacionadas com a industria cimenteira em Moçambique, exercendo o papel institucional de representação junto ao Governo Moçambicano, nos assunto de interesse comum das empresas do setor cimenteiro.
CEO | PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
InterCementCEO | PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Jan. 2019 - Jan. 2021Maputo, Cidade de Maputo, MoçambiquePresidente do Conselho de Administração das várias empresas do Grupo em Moçambique. Gerenciamento do P&L de cerca de USD 125 MM, com 900 funcionários (diretos e indiretos). Supervisão de compras em grande escala e das maiores contas de clientes da companhia. Gerenciamento da implementação das políticas de segurança. Elaboração de relatórios financeiros anuais. Gestão dos investimentos sociais de impacto no país. Principais Resultados: Alcance do EBITDA médio (2019 e 2020) de USD 26 MM. Reestruturação do controle de estoque, realizando melhorias simultâneas em custos e serviços, gerando ganhos de USD 3 MM, criando e implementando o sistema S&OP. Desenvolvimento das estratégias para participação de licitação em projeto relevante no país (LNG), vencendo e assinando o maior contrato de vendas da história da empresa em 2020 (USD 17 MM / 3 anos). Implementação de nova política de gestão do capital de giro, com ganhos relevantes em caixa (USD 19MM). Criação de novas abordagens de comunicação junto aos colaboradores, atingindo 0% de taxa de acidentes em 2020, alcançando 1.100 dias sem acidentes na melhor performance dentro do Grupo InterCement. Implementação de nova gestão de compras centralizadas de grandes contas com redução significativa de custos na aquisição de matéria-prima (USD 3 MM). Exibir menos
DIRETOR DE SUPLLY CHAIN, RH E JURÍDICO
InterCementDIRETOR DE SUPLLY CHAIN, RH E JURÍDICO
Oct. 2014 - Dec. 2018Durban e Região, África do SulMembro do Conselho de Administração de várias empresas do Grupo na África do Sul. Gerenciamento do P&L de cerca de USD 165 MM, com 900 funcionários (diretos e indiretos). Liderança das Operações Logísticas (INbound e OUTbound), com foco na otimização dos processos e implementação de novas estratégias para distribuição. Êxito na condução de projetos de planejamento e desenvolvimento, conduzindo governança, avaliação de riscos e sistemas de controle interno. Direção de casos legais importantes como proteção de direitos antidumping e questões antitruste. Liderança no projeto de diversidade e inclusão, desenvolvendo ações para incremento dos níveis percentuais na companhia, atendendo a exigência regulatória local. Principais Resultados: Atingimento do melhor índice percentual de força de trabalho feminina, inclusive em cargos de gerência, dentro do Grupo InterCement Alcance do EBITDA médio (2017 e 2018) de USD 30 MM. Redução do capital de giro, com a implementação de uma gestão focada em negociações eficazes, melhorando o prazo de pagamento (PMP) de 60 para 120 dias, com impacto de USD 9 MM no caixa. Implantação de nova estratégia de distribuição através de Centros de Distribuição, com ganhos significativos em vendas (+250kt/ano), gerando um resultado de USD 5 MM de EBITDA. Redução dos custos de suprimentos críticos por meio de negociações eficazes, com ganhos de USD 4 MM. Exibir menos
GERENTE DE AUDITORIA INTERNA E RISCO
InterCementGERENTE DE AUDITORIA INTERNA E RISCO
Jan. 2013 - Oct. 2013South Africa- Responsável pela auditoria interna baseada em risco (RBIA) para a África do Sul, Moçambique e Egito. - Supervisão da identificação, análise e documentação de riscos em processos críticos de negócios, tratando exposições a perdas, monitorando recursos financeiros e mitigando efeitos adversos. - Implementação de processos de gestão de risco, supervisionando procedimentos corretos de classificação e reporte.
GERENTE DE DIREITO INTERNACIONAL (CORPORATIVO)
InterCementGERENTE DE DIREITO INTERNACIONAL (CORPORATIVO)
Dec. 2011 - Dec. 2012Lisboa e Região, PortugalResponsável pela implementação do Projeto Corporativo para a gestão de assuntos legais. Implementação do Projeto de Separação dos ativos recem adquiridos para divisão entre Votorantim e InterCement, após a aquisição da Cimpor.
HEAD DE RISCO E AUDITORIA INTERNA
InterCementHEAD DE RISCO E AUDITORIA INTERNA
Jul. 2009 - Dec. 2011Lisboa, PortugalResponsãvel por toda a atividade de auditoria interna e risco para todos os países Principais Resultados - significante aumento no volume de trabalhos realizados - desenvolvimento e implementação da estratégia de utilização de times mistos (Portugal e Brasil), traalhando juntos, trazendo importantes ganhos de qualidade e sinergias nos trabalhos realizados..
DIRETOR PRESIDENTE - CEO
CIMPORDIRETOR PRESIDENTE - CEO
Mar. 2007 - Jul. 2009TurquiaLiderança do negócio recém adquirido, com foco no ROI. Coordenação do processo de integração após a aquisição dos ativos na Turquia, com as práticas e políticas da matriz. Coordenação da equipe local e sua interação com a Matriz e outras Unidades de Negócio da Cimpor. Implementação do Projeto SAP na Turquia. Supervisionar o Projeto de construção de uma nova linha de clínquer na Turquia, conduzida em conjunto com a equipe local.
GERENTE DE DIVISÃO JURÍDICA
CIMPORGERENTE DE DIVISÃO JURÍDICA
May. 2000 - Mar. 2007BrasilCoordenação de toda a atividade Legal no Brasil (interno e externo). Participar das principais negociações envolvendo as atividades da Cimpor Brasil, como contratos de aquisição de matéria-prima, contratos de compra e venda de ativos ou contratos para implementação de projetos de expansão. Promover ações de otimização dos custos fiscais e trabalhistas no Brasil. Participar de processos de M&A dentro e fora do Brasil.
Intch is a Professional Networking App for the Future of Work
100k+ people
130+ countries
AI matching
See more people like Edney on Intch
C-level Executive
36148 people
22
CFO - Senior Management Consultant @ Self employed
18
CEO @ Int3r4 Consultoria Telecom
18
CEO @ Tribanco
C-level ExecutiveCEO
13174 people
18
CEO @ Tribanco
23
Founder, CEO @ WSH O&M e Consultoria
15
Co-Founder @ Pólen